A segurança no delivery como diferencial na pandemia

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Por RAFAEL NETTO – Gerente de Trade Marketing

Uma coisa é certa: a pandemia proporcionou transformações perenes na maneira com que os clientes se relacionam com restaurantes, seja no salão, seja no delivery. O que se percebe no mercado como um todo é que o público está mais exigente quanto a questões de limpeza e segurança. Afinal, ninguém quer pedir comida em casa ou sair para comer e correr o risco de se contaminar.

Por isso, muitos restaurantes se reinventaram e intensificaram os protocolos rígidos de segurança da pandemia a fim de não perder clientes para os concorrentes. Ambientes ventilados, álcool em gel disponível nas mesas, montagem da mesa na frente do cliente e uso correto de máscaras, entre outras medidas, dão tranquilidade aos clientes e protegem a própria equipe do restaurante. Mas e quanto ao delivery? Como garantir que o prato pedido vai chegar com a devida segurança?

Uma pesquisa realizada entre 2 e 6 abril de 2020 em todo o Brasil (antes do pico da pandemia) pela consultoria de food service Galunion apontou que confiança é o principal fator de escolha de um restaurante delivery. Para 78% dos entrevistados, o que mais traz confiança ao delivery são as práticas de higiene e limpeza. E 61% querem receber comida em embalagens higienizáveis. Vale lembrar que a experiência de compra está valorizada e isso também acaba se estendendo ao delivery.

Para garantir a sanitização das embalagens e conquistar a confiança dos consumidores, algumas medidas básicas devem ser tomadas, principalmente se seu delivery for próprio. Como hoje em dia já estamos mais acostumados com os procedimentos de higiene, não será tão difícil instruir seus colaboradores e entregadores.

As precauções de segurança devem começar muito antes de o prato ser preparado. Em primeiro lugar, é importante certificar-se de que nenhum entregador que trabalhe diretamente para sua hamburgueria esteja apresentando qualquer suspeita de Covid. A saúde da equipe é essencial. Trabalhe sempre com embalagens adequadas e limpas, use lacres de segurança nas sacolas e forneça ao entregador um kit contendo pulverizador com detergente multiúso (para embalagem e instrumentos de trabalho), álcool em gel 70% ou antisséptico sem enxágue para as mãos e panos descartáveis para finalizar a higienização das embalagens.

É importante orientar o colaborador sobre a frequência da higienização: das mãos, do capacete e da caixa de transporte, antes e depois da entrega. Em relação à embalagem, o ideal é limpá-la antes da entrega, se possível, na frente do cliente – e deixar que o próprio consumidor retire o pedido do baú.

Dê preferência a pagamentos via app/on-line, mas, caso seja necessário usar a maquininha, é importante que ela esteja embalada em material descartável aderente, como papel-filme. Oriente o entregador a fazer a higienização também do equipamento antes e após o uso, a manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m e não ter nenhum contato físico com o consumidor. Se puder, forneça também um uniforme limpo e adequado (com mangas e calças compridas), máscaras e luvas aos seus entregadores. É uma maneira de passar ainda mais segurança ao seu cliente.

Por fim, anexe um bilhetinho escrito à mão informando ao cliente que todas as medidas de segurança foram tomadas, tanto no preparo do prato quanto no envio por delivery. Isso demonstra sua preocupação com a saúde em todos os detalhes.

Caso sua hamburgueria utilize os serviços de apps de entrega, converse com eles sobre quais medidas de segurança e higiene estão tomando.

Tudo bem: você orientou seus colaboradores e eles estão seguindo todos os protocolos de prevenção. Agora só falta seu público saber disso antes de fazer o pedido. É aí que entra a força das redes sociais e a relevância do manual de mídias digitais do BurguerAção.

Aqui vale ressaltar também a importância da voz do dono. As pessoas costumam dar mais credibilidade quando é o proprietário do estabelecimento que se comunica com elas. Então, essa é a hora de deixar a vergonha de lado e falar da sua hamburgueria com orgulho nas redes sociais. Utilize suas páginas no Facebook e Instagram para informar quais medidas de sanitização sua hamburgueria está adotando no delivery. Fale das embalagens higienizadas, que a sacola vai selada e que a equipe utiliza sanitizantes à base de álcool em todos os equipamentos, recipientes e superfícies, que são limpos de acordo com as normas de higiene recomendadas por especialistas.

O cliente deve saber que a refeição que ele pede via delivery chega com segurança e que isso é uma prioridade. Filme sua equipe, os pratos saindo para entrega, use a criatividade! E lembra aquele bilhete anexado à sacola? Ele vai apenas confirmar tudo que você mostrará nas redes sociais!

Neste momento em que todos estamos fragilizados, o tratamento personalizado faz toda a diferença. Rígidos critérios de higiene e sanitização somados à informação conquistam a confiança dos consumidores e, mais do que isso, trazem mais clientes para o delivery da sua hamburgueria.

Fique atento a mais postagens sobre o BurguerAção! Estamos juntos e à disposição para orientar e ajudar nossos grandes parceiros hamburgueiros.

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